27.10.09

Grosseria médica

Hoje fui ao ginecologista, apenas para levar meus exames. Cheguei 15 minutos antes da hora marcada. Marcada, porque ele marca e pagamos até mesmo para mostrar os exames. Sem contar que ele atende no Rio e em NiterÓi, mas aqui, teria que pagar R$50,00 por fora, pois ele não atende Unimed Rio, só em Ipanema. Pois bem, fui a Ipanema porque não faz o menor sentido pagar além do plano, blablablá.
Quando cheguei, tinha uma grávida entrando e eu seria a próxima. O atraso seria de apenas 10 minutos, mas... Chegaram duas mulheres que trabalham com sistema financeiro e queriam falar com ele sobre o contrato para implementar o tal sistema. Uns papéis pra ele assinar e tal. Lógico que elas entraram na minha frente. Até aí, estava achando bom demais ser atendida com apenas 10 minutos de atraso. Porém, para minha total indignação, elas ficaram lá dentro uma hora e quarenta minutos! Às gargalhadas. Uma senhora que estava na sala de espera comigo, estava com suspeita de câncer de mama, nervosa, chorando e eles lá, sem o menor pudor. Ele, né? Por que elas não tem nada a ver com isso. Sinceramente, pensei em ir embora, mas fiquei, até pra dizer o que estava sentindo.
Quando ele abriu a porta, me perguntou:
- Tudo bem?
- Não. Como pode estar tudo bem se a gente fica tanto tempo esperando, tendo marcado um mês antes e passam duas pessoas que nem hora marcada tinham, pra falar de assuntos pessoais? Sei que não vai adiantar nada falar isso, mas faço questão de registrar a minha insatisfação com a falta de respeito de vocês, médicos. Do fundo do meu coração, a minha vontade é de nunca mais pisar aqui.
Ele ficou absolutamente calado.
Aí, entreguei os exames.
- Você está diabética!
- Hã?
- Hoje em dia, estamos considerando um valor cada vez menor. Procure um endocrinologista.
- Já tenho uma clínica.
- Não serve. A visão é diferente. E esse endométrio hipertrofiado, hein?
- Eu que te pergunto. O que isso quer dizer?
- Câncer de endométrio, ué!
- Hã? Tô com câncer, é isso?
- Não, mas esse é o primeiro momento. Se não tratar isso, vai ter.
- Tratar isso o que?
- Ah... Tem que fazer uma histeroscopia pra saber. Não posso dizer nada. Faz e depois me traz, tá?
- E espero mais uma hora e quarenta, né?
- Ah... Nem sempre é assim.
- Não mesmo. Às vezes é muito pior.
Conclusão: vou fazer o exame porque não é com ele, mas o resultado vai pra outro médico que, tenho fé em Deus, será infinitamente mais delicado e competente.

9 comentários:

  1. Sabe o que eu acho? Que médicos assim têm de ser denunciados. O corporativismo médico é um fato, mas a força da rede é maior... Quero ver a hora em que o nome de um desses caras (que se dizem medicos mas se esqueceram de principios basicos de sua profissão) cair na rede. Eu tentei te ajudar, já que vc. ficou com pruridos de citar o nome do sujeito, mas nao consegui. Fui até o site da Sociedade Brasileira de Mastologia para ver quem era ele mas o dito cujo está "em construçao", o que, aliás, é um absurdo!

    ResponderEliminar
  2. Nem fiquei com pruridos não e concordo com você. Talvez não saiba o caminho das pedras e tem sempre aquela estória, como vou provar que essa barbaridade aconteceu se estava sozinha lá dentro?
    O site da Sociedade é esse: http://www.sbmastologia.com.br/index2.html e o nome dele é Roberto José da Silva Vieira.

    ResponderEliminar
  3. Ai, Pat, concordo com a Cris. Faz uma denuncia/reclamação oficial, via site ou a unimed e tals. E diga claramente na reclamação que pretende publicar. Eles tem pavor dessa palavra: publicar. Agora como vc vai fazer isso? Se não te responderem nada, ce manda pra jornal, jornal de bairro, blog. Quero so ver ninguem se movimentar. Quero só ver.

    ResponderEliminar
  4. Ontem vc comentou no twitter e fiquei boba...
    Como pode uma pessoa estudar tanto pra ser um imbecil sem nenhum tato!!! Vc ainda tem uma cabeça boa, soube captar a frieza estupida e gratuita desse projeto de medico...e quem não tem, não é??
    Imperdoavel!!
    Fique bem..
    :)
    Bjss
    Le

    ResponderEliminar
  5. Lenir, eu só pensava nisso: e se fosse uma pessoa encanada ou emocionalmente mais frágil, como ia se sentir? Isso é uma sacanagem!
    Tô bem, querida! Obrigada!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  6. Vou fazer, Haline! Sei que não vou mudar o mundo, mas vou fazer a minha parte.
    Beijo!

    ResponderEliminar
  7. MOro no interior do estado de sao paulo e pude certificar q o comportamento ABUSIVO destes médicos é geral.
    Parabens a vc q expressou o q sentia.
    A maioria so expressa para as secretárias e qdo entram p consulta se calam.

    ResponderEliminar
  8. Pois é, Josi... Eu pensei nisso. As secretárias são orientadas por eles e não tem autonomia, na maioria das vezes. Nesse caso, eu e essa senhora que também aguardava, estávamos marcadas para o mesmo horário. De quem é a culpa? Acho que elas também tem lá sua parcela, pois deveria ter deixado eu passar antes das mulheres, porque eu ficaria, no máximo, 10 minutos lá dentro, já que só ia mostrar exame. Ela sabia disso e ouviu minhas queixas também, calada.
    Mas se todos começarem a reclamar dessa falta de respeito, quem sabe a coisa muda... Esse papo de que tem que marcar muitas consultas porque o plano de saúde paga uma miséria, não é problema do paciente. Ou aceitam dessa forma e atendem com a mesma qualidade, ou não entrem nos planos, ora essa.
    Beijo!

    ResponderEliminar
  9. Dr. Roberto José S. Vieira??

    ResponderEliminar